É hora de viajar para um detox digital?

Segundo o relatório do órgão britânico Ofcom, 34% dos usuários de internet gostariam de dar um tempo do mundo online. Segundo relatório imaginário do Viajar Sem Crise, os outros 66% também deveriam pensar sobre isso.

Antes de tudo: o que é um vício?

É um hábito repetitivo sem o qual não conseguimos ficar, prejudicando nós mesmos ou outros. Isso não vale só pra cigarro, cocaína ou Cheddar McMelt, pra internet também. Olha que assustador: uma pesquisa feita pela OnePoll no ano passado perguntou aos americanos do que eles abririam mão pra não ficar um mês sem internet. 37% ficaria sem bebidas alcóolicas, 24% ficaria sem café, 21% sem sexo, 10% sem os amigos, 7% sem o próprio parceiro e 4% sem banho. SEM BANHO, VELHO! É loucura, mas está ao nosso redor. Você deve ter um amigo que te deixa falando sozinho pra responder um WhatsApp, ou que larga os talheres pra olhar o Facebook no almoço. Agora, pausa dramática, e se esse amigo é você?

Eu preciso me desintoxicar?

É bem fácil perceber o vício dos outros, mas o nosso tem taaantas desculpas. Eu só preciso ver isso aqui, essa mensagem é importante, esse e-mail é urgente. Ninguém acha que exagera. Por isso, eu fiz meio teste: fiquei sem redes sociais (e TV) por um mês no final do ano passado. Não fiquei sem internet como um todo porque precisava trabalhar, mas já foi uma experiência reveladora. Descobri em poucos dias que, milagrosamente, eu tinha tempo pra ler, pra escrever, pra meditar, pra tudo. Agora imagine ficar um tempo totalmente off-line e ainda viajando, quanta coisa não dá pra descobrir?

Férias e desconexão só parecem sinônimos

Mas não são. Você pode estar pensando: ah, mas quando eu viajo, já me afasto dessa rotina de Inernet. Men-ti-ra. A grande maioria de nós, mortais e digitais, fica caçando Wi-Fi em tudo que é birosca mundo afora e descobre a senha com o garçom antes mesmo de relar a bundinha na cadeira e pedir o cardápio. E aí dá-lhe postar nossas fotos, responder comentários, ler uns postzinhos e, quando a gente percebe, tá assistindo o vídeo de uma receita gordurenta que o irmão-de-não-sei-quem compartilhou. E aí o lugar que queríamos tanto conhecer tá ali, sendo ele sem a gente. E aí nossa viagem passa a ser tudo o que vivemos entre um sinal de Wi-Fi e outro.

They tried to make me go to rehab and I said “yes, please”

Viciados precisam de ajuda. Por isso há um setor do turismo voltado especialmente pra você se desplugar fora de casa. E acaba sendo mais fácil, porque a síndrome de abstinência se dissolve em novas paisagens, novas atividades, novas vozes. Existem hotéis como o The Ranch Malibu, onde você entrega seu celular já na chegada, e o Petit St. Vincent no Caribe, que não tem nem telefone. O serviço de quarto é solicitado com uma bandeira pra fora do chalé! ❤ E também existem agências focadas nisso, como a Digital Detox Holiday e os tours específicos da Intrepid. Mas ninguém precisa ir muito longe. O Airbnb tá cheio de opções lindinhas no meio do mato, onde o seu 3G não chega, mas a paz chega rápido. Segundo o fundador do The Ranch Malibu, desplugar nos ajuda a limpar a mente das constantes interrupções, reduzindo a ansiedade como um todo. É tipo uma reabilitação mesmo, capaz de mudar nossa qualidade de vida. Quem somos nós, noiados da timeline, chapados do share, junkies do reply to all, pra duvidar?

 

 

Anúncios

2 comentários Adicione o seu

  1. Dirazeli lima disse:

    Reportagem ótima, pois no mundo virtual as pessoas esquecem de conversar umas com as outras, ficam sem educação não tem limite nem lugar, é como uma doença. Nota 1000000000000

    Curtir

    1. mariannaslompo disse:

      É preocupante, né? Mas se a gente pensa e conversa sobre isso, pode em um ponto de equilíbrio. Obrigada pela visita, Dirazeli. ☺️

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s